quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Salve, Salve!

Salve o Rio de Janeiro!

Esta semana foi o dia de São Sebastião, podroeiro do Rio.

Esta semana eu voltei da cidade maravilhosa...

Depois de uma temporada de um mês, que pareceu até curta contando todas as coisas que ficaram na lista da próxima visita, eu volto completamente apaixonada!

Sim, o Rio é apaixonante e apaixonável. É tanta beleza, natural e artificial, que é impossível ficar alguns dias lá e não ser contagiada por essa beleza sem fim. Sim, o Rio embeleza!!!

É claro que como eu estava de visita só olhei para o lado bom das coisas, as ruins (que todos já estamos carecas de saber que existem lá) passaram bem longe de mim, e eu delas...

Pois é, nem tudo são flores...
Mas eu estou aqui pra contar os encantos da cidade e das pessoas com quem estive por lá!

Gente querida e amada de mais são a Manô, o Cris e o Luiz, e é por causa deles que eu fui pra lá. Família, quando é parente e amigo ao mesmo tempo, é jóia rara pra se preservar pra toda vida! E foi isso que eu fui fazer por lá, preservar amores, tão importantes e tão escassos nesses nossos tempos pós-modernos.

Tem tantos lugares e coisas legais pra fazer por lá que fica até difícil escolher... mas vou mostrar alguns, que ficam como dica pra quem estiver querendo se aventurar por lá, ou pra matar a saudade de quem já foi!

Ipanema, onde mora minha irmã e onde eu fiquei, é um bairro lindo, agitado e tranqüilo ao mesmo tempo. Mil livrarias charmosas, butecos elegantes, revistarias, e lojas, muitas lojas que deixam com desejos consumistas até a mais riponga das mulheres...

A Praça Nossa senhora da Paz, por onde eu passava todo os dias, porque fica bem perto da casa da Manô, é ótima e um refúgio na correria da Visconde Pirajá, a avenida principal por alí. Esse é o passeio predileto do Luli, logo levei lá todos os dias sem chuva. A praça fica na frente da Igreja que tem o mesmo nome e que, mesmo eu não sendo católica, foi onde eu entrei para fazer o meu clássico Pedido de Ano Novo, no dia 1 de 1 de 2009!!! Aposto que em breve, todos saberão qual é!

A praia é fanástica, principalmente o trecho que vai do Posto 8 até o Arpoador! Era lá que eu tomava sol, dava alguns mergulhos (poucos porque achei o mar muito brabo) e que caminhava ou corria no calçadão, que tomava água de côco olhando pro mar... ah e que levava o Luli pra brincar no Baixo Bebê!!!

A Livraria da Travessa, tem em vários lugares da cidade, mas eu frequentei a de Ipanema. Ela é boa pra ver os lançamentos de livros e revistas, pra ouvir música, pra tomar um café, pra conhecer pessoas interessantes e pra paquerar também. Indico!

De noite outra boa pedida é tomar um chopp em boa companhia na Choperia Devassa! Eu fui acompanhada da querida Samie, depois de um passeio no ( absurdamente carérrimo) Shoping Leblon. Esse não vale a pena, diferente do Shoping Rio Sul que é uma boa pedida para um dia de chuva, pra jantar sushi e pra tomar ótimos cafés especiais!

A Lagoa Rodrigo de Freitas é perfeita pra pessear de bicicleta, que tem pra alugar lá mesmo. O trajeto ao redor dela é bem grande, mas de bici se faz em 30m e é muito agradável, principalmente em boa companhia! Já à pé, eu fiz sozinha, mas não recomendo, porque leva mais de duas horas e cansa muuuuuuito...

A Feira de Artesanato da Praça General Osório, na divisa entre Copa e Ipanema, é também um charme. Coisas lindas, especialmente pra quem, como eu, adora namorar jóias de prata e bolsas de couro feitas à mão. Porém também bem carinhas, tipo preço pra gringos, como toda cidade litorânea e turística no verão tem.

Copacabana é também um charme! Lá é o bairro onde mora minha amigona (das antigas, tipo: adolescentes do bairro descobrindo Porto Alegre, rsrsrsrsr) Claúdia, que eu amei encontrar. Pesoa maravilhosa, que sempre encontro quando vou pro Rio, que me apresenta amigos cariocas divertidíssimos, que me hospeda em sua casa e que sempre trocamos idéias importantes, de mulher, de mãe, de vida, de resistência e de amor!

Imperdivel é o Jardim Botânico! Mesmo se tiveres só um dia pra ficar no Rio eu te diria pra ir lá, sem dúvidas! Natureza transbordante, palmeiras imperiais, plantas históricas como a árvore gigante, macacos saltitantes, jardim de cactos, stufas de plantas carnívoras... não tem como descrever! É um banho de vida!!! Lugar altamente contemplativo! Uma visita lá lava a alma! Subtitui muitas massagens bem feitas e várias sessões de tearapia, rsrsrsrs, além de fazer a gente ter certeza de que "existem muito mais coisas entre o céu e a terra do que possa imaginar no vã filosofia..."

Pra não negar que fui bem Turista, eu fiz o passeio de bondinho no Pão de Açúcar!!!
Sim!!! Tem um dos visuais mais lindos que eu já vi na minha vida!!! Sem palavras...
lindo...lindo...lindo...mata nativa... cheiro bom... marsem fim ...nuvem...sol...céu...
bem perto do céu!!!

Boa pedida é fazer uma noite no Circo Voador! O lugar é "super maneiro" porque tem muito espaço ao ar livre e um desenho arrojadíssimo, das arqibancadas ao teto suspenso, de lona! A acústica dixa um pouco a desejar e a visibilidade do palco também, mas vale muito pra curtir a noite da Lapa e a turma que estiver contigo!

Assisti lá o show da
Roberta Sá, garota de voz linda e bom repertório, que promete arrazar muito ainda na musica brasleira atual. Bom show e ótimas companhias!!! Noite perfeita! Marina, Cris, Manô, Bruno e eu, papeamos, dançamos, rimos muito (e falamos mal de alguns cariocas, rsrsrsrsrsr) e depois fomos beber e comer num boteco da Lapa bem legal (que não lembro o nome agora).

A
Lapa tá meio trash, muita muvuca, bebados, turistas e gente do mal, aquelas que só pela cara já dar pra sacar, mas dá pra achar uns recantos legais por lá. Fui em um restaurante antigo, chamado Nova Capela, tipo português, na boa companhia do Mano, da Dau. Depois tentamos entrar, sem sucesso, em um lugar que ficou pra lista da próxima vez: o Cinemathéque. Uma casa noturna que fica em Botafogo e que parece ser um dos lugares mais bacanas pra se curtir a noite no Rio, mas tem que chegar cedo!

Ah, e pra não dizer que não falei de samba... eu fui na Marquês de Sapucaí!!! Assisti lá o ensaio técnico da Unidos da Tijuca e da Império Serrano, e por esta última eu me apaixonei! Eta galera que tem o samba na veia. Já tenho pra quem torcer neste carnaval!


Outra dica imperdível para os amantes do teatro é conhecer o
Teatro Poeira
mas este, merece uma postagem esclusiva...


(PS: em breve postarei algumas fotos da viagem, aguardem...)

2 comentários:

  1. Bom não posso não comentar este post!!!

    Sim o Rio é uma cidade linda, e acho inclusive linda, porque tem o dom de ser apesar de...
    Todo mundo sabe que a coisa aqui é feia. Em vários sentidos. A violência, a sujeira, a miséria que aborda a gente a cada esquina com olhos famintos ou ruins. Enfim... Tem outras coisas irritantes também como a falta de compromisso de alguns cariocas, a não pontualidade, e defeitinhos que todo o povo tem o seu. O meu mesmo (o porto alegrense, aliás nosso) tem muitos.
    Mas o fato é que os cariocas abraçam. As mulheres cariocas têm o dom de aliar despojamento com elegância, e eu particularmanete amo isso. Bom, eu dei muita sorte e encontrei gente muito muito muito bacana aqui. Ufa!!!
    O fato é que o Rio cura. Essa é minha teoria. Aqui parece ser muito fácil levar, de fato, uma vida nova. Com novas posturas. Parece que o ar da cidade inspira. Eu mesma tava na bad por deixar os meus - mais uma vez - mas foi só o avião sobrevoar a guanabara que eu me alegrei. E quando cheguei aqui no meu recanto - aliás conheçam Laranjeiras tb rsrsrsrs - eu me senti em casa de fato.
    Não sei explicar. Antes eu tinha pelo Rio esse amor turístico, de quem vinha passava um tempo e dizia adeus. Mas agora, morando aqui, vejo que minha ligação com essa cidade será eterna, e não lugar, no momento, melhor para eu viver com V maiúsculo como aqui. Parece-me pra qualquer lugar que eu olhe tem vida aocntecendo, e que a qualquer segundo a vida pode surpreender, e se não for pra viver assim, então pra que?
    Tá, fui longe.
    hahaha

    beijuxxxxx!!! até curitiba!!!
    ai como a gente é internacional!!!:)

    ResponderExcluir
  2. Aiiiiii delícia!
    Concordo com todos os teus cometários maravilhosos e maravilhados!
    E e muito bom ser turista né!!!
    Bjocas lindona.

    ResponderExcluir