domingo, 21 de junho de 2009

O Silêncio...

"Foi a primeira coisa que existiu
o silêncio que ninguém ouviu
o som do gelo derretendo
o barulho do cabelo em crescimento
e a música do vento..."
(Arnaldo Antunes)

Ai como é bom ouvir o silêncio
e ficar com ele mesmo quando se tem campanhia...
Pra mim é um prazer que se iguala ao de estar sozinha cantarolando uma música
ou falando um texto que eu goste muito!
Como é bom estar com alguém e saber ficar em silêncio,
ouvindo, ouvindo, ouvindo... nada.

A cidade já é barulhenta demais e é cada vez mais raro encontrar pessoas que não falem o tempo todo sem parar... ai que agonia que isso me dá!
Cada vez mais me convenso de que as pessoas estão cada vez menos procupadas em ouvir umas as outras e ao mesmo tempo todas querem falar, contar, dizer, explicar, criticar, desabafar, ou vomitar palavras no ouvido dos outros.

"É do silêncio que nasce o ouvir. Só posso ouvir a palavra, se meus ruídos interiores forem silenciados. Só posso ouvir a verdade do outro se eu parar de tagarelar." Essa é do meu guru Rubem Alves.

Tenho sentido cada vez mais a necessidade de desenvolver o talento do "ouvido seletivo", aquele estado de concentração em que podemos ter a capacidade de não ouvir abobrinhas! Como se pudéssemos bloquear a entrada de sons que possam poluir a nossa mente... enquanto isso tenho conseguido um pouco com a ajuda da minha imaginação, que consegue, muitas vezes levar meus pensamentos para lugares mais interessantes enquanto alguém (ou muitas alguéns juntas!) despeja palavras não bem-vindas em meus ouvidos...

Pra acabar mais uma bendita reflexão sobre o silêncio, é do Mário Quintana:

"Há um grande silêncio que está sempre à escuta...
E a gente se põe a dizer inquietamente qualquer coisa,
qualquer coisa, seja o que for,
desde a corriqueira dúvida sobre se chove ou não chove hoje
até a tua dúvida metafísica, Hamleto!
E, por todo o sempre, enquanto a gente
fala, fala, fala
o silêncio escuta...
e cala."

4 comentários:

  1. ah o silêncio. meu mestre meu guia.
    eu desconfio sempre de quem já sai falando. quem já sai contando suas peripécias, cantando suas vitórias. tenho preguiça de quem contraria a tudo e tem sempre uma critica a fazer. eu tolero a falação quando sinto que é genuína, mas são raras as pessoas que têm esse dom.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que bom ler isso Mélita, tu sabes o qto me cabe!!! meu grande aprendizado na vida!!!

    lembra disso:


    Eu não sei dizer nada por dizer
    Então eu escuto
    Se você disser tudo o que quiser
    Então eu escuto
    Fala
    Lá lá lá lá lá lá lá lá lá
    Fala
    Se eu não entender, não vou responder
    Então eu escuto
    Eu só vou falar na hora de falar
    Então eu escuto
    Fala
    Lá lá lá lá lá lá lá lá lá
    Fala


    Bjs mil

    ResponderExcluir
  3. Sim Lulu
    esta é muito linda também!
    Muito bem lembrada!!!

    Ah, e esse é um aprendizado pra todas nós neh,
    ehehehehehehehehehehe

    umas pra falar menos, outras pra ouvir mais, e são poucos os chegam no meio termo,
    acho que quando chegamos lá, é sinal que deve estar quase na hora de ir dessa pra outra...

    amo-as

    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Olá, encontrei seu blog por acaso, numa pesquisa no Google e gostaria de dizer que gostei muito de sua filosofia de vida. Meu nome é Marcelo, sou de Porto Alegre também e adoro participar de corridas de rua na cidade. Até tenho um blog com minhas corridas! Gostaria de teclar contigo. Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir